quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O significado do nome Sarro

O sobrenome Sarro é patronímico na sua origem, sendo um daqueles nomes derivados do primeiro nome do seu portador original. Nesta instância o sobrenome é uma forma abreviada de Baldassare encontrado por toda a Itália, especialmente em Veneza e Friuli, e na forma Sarro e Sarri no Sul. O nome era especialmente popular como um nome de batismo durante a Idade Média por causa de sua associação com os Magos , os três reis que viajaram do Oriente para adorar e presentear a Jesus menino. Um destes reis era chamado de Baldassare. Este nome encontra sua fonte no hebraico (ou caldaico?) Belsha’zar , significando “Bel ( ou Deus ) protege o rei” ( ou também "príncipe esplêndido", ou "príncipe de Baal ") que tornou-se Baltassar em grego e latim e que pode ser encontrado no Velho Testamento como o nome do Rei da Babilônia em cujo reinado viveu o profeta Daniel. O nome foi tomado como um segundo nome para indicar o “filho de Baldassare” e foi então passado adiante como um sobrenome hereditário.
Embora instâncias mais antigas do nome na forma Sarro são incomuns, uma família de nome Sarre do Vale d’Aosta pode ser traçada até certo Giacomo de Bard, senhor de Sarre e Chezalet em 1242, que construiu uma fortaleza e foi o progenitor da família Sarre, extinta no século seguinte , quando, em 1373, Pietro Sarre morreu sem um herdeiro (fonte: The Historical Research Center).

quarta-feira, 19 de agosto de 2009


Alguns Sarro não quiseram se mudar para a cidade grande, preferindo a vida nas pequenas e florescentes cidades do interior, que gradativamente mudavam de vocação agrícola para os serviços e também a indústria, ainda que modesta, como Marília, Dracena e Campinas à época. Outros Sarro preferiram tentar a vida no norte do Paraná, onde a colonização era recente e os cafezais ainda vicejavam, sendo depois substituídos pela soja. Dois tios meus (Agenor e Antonio) viveram e morreram em São Carlos do Ivaí-PR, deixando descendentes. Também identifiquei uma família De Sarro, em Bandeirantes-PR, divisa com o estado de São Paulo, possivelmente aparentada conosco.

(Imagem acima:reprodução frente e verso de cartão postal de época,possivelmente enviado à noiva Adélia por Pedro Saro, descendente de Giuseppe Saro. Cortesia da sua filha Angelina).

Um pedaço da família na Serra Gaúcha

Entre tantas notícias tristes que chegaram do Rio Grande do Sul em meados deste ano, pelo menos uma  foi uma surpresa agradável: descobrimos...